Corrida e fortalecimento de membros superiores e tronco

Corrida e fortalecimento de membros superiores e tronco

Para correr precisamos colocar um tênis e sair pelas ruas. Certo? Não necessariamente. Quem pratica essa atividade com frequência deve também fortalecer o corpo para evitar lesões. Mas afinal, o quanto o fortalecimento dos membros superiores e troncos é importante para correr?

Para responder essa pergunta, conversamos com o Personal Trainer, Thiago Aguiar Alves (Cref: 014145-G/SC).

Thiago Aguiar Alves - Personal Trainer
Thiago Aguiar Alves – Personal Trainer

“Segundo dados do IBGE a corrida está entre os três exercícios físicos mais praticado pelo brasileiro mas, será que os praticantes estão fazendo isso corretamente? Estão preparando seu corpo para a corrida?”

Corrida e fortalecimento

Thiago lembra que hoje vemos pessoas de todas as idades praticando exercício físico, o que é ótimo. Porém, na maioria das vezes não se tem orientação alguma sobre o exercício escolhido.

“Isso acontece quando observamos a postura dos praticantes de corrida, onde vemos coxas e pernas fortes, e tronco e membros superiores fracos”.

 

Por que é importante?

Thiago explica ainda que o fortalecimento de tronco é de suma importância. Ele auxilia numa boa postura, ajuda a coordenar as passadas, melhora a respiração, assim melhorando o desempenho na corrida.

“Quando treinamos muito uma parte do corpo e deixamos outras de lado geramos alguns desequilíbrios musculares. Fortalecendo mais os músculos fortes e deixando mais fracos os menos treinados pioramos nossa postura. Quando isso acontece logo começamos a sentir dores na coluna, pescoço, ombros e até mesmo no quadril, e é aí que vem a desistência do exercício”.

Alerta!

E ele alerta: é de enorme importância que um profissional do esporte te oriente. “Até mesmo prescrevendo treinos de fortalecimento para o corpo todo”.

Fernanda Lüttke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *