Fortalecimento e corrida: precisa mesmo?

Fortalecimento e corrida: precisa mesmo?

Quem acompanha a Carol e eu por aqui no blog e, principalmente, nas redes sociais das Mulheres na Pista, sabe o quanto nós aliamos corrida e musculação para fortalecimento. Durante a semana revezamos exercícios indicados pelo Cristiano, da CBS Running, e pelos nossos treinadores nas academias que frequentamos, a Fitness Point, em Floripa, e a Benefit, em Joinville.

Fortalecimento e corrida, precisa mesmo?

A gente sabe que muita gente discorda desse negócio de musculação e corrida ou até de outro tipo de fortalecimento. Mas seguimos as orientações justamente para evitar lesões, e, particularmente, para mim isso tem funcionado.

Isso porque corro desde 2011, com maior frequência desde o início do ano passado – e seguindo as planilhas dos treinos, não sofri com nenhuma dor que me fizesse parar de correr.

Falamos com quem entende

E para falar um pouco sobre esse acompanhamento de corrida e musculação, eu conversei com dois profissionais de educação física. Eles são professores na Benefit, e membros da Helth Trainers, Thiago Aguiar Alves, Claudemir Chremonezi.

Entrevista

Qual a importância de conciliar corrida e musculação?
Evitar lesões, potencializar os resultados na corrida, ganhando força, resistência e potência. Além de melhorar possíveis desequilíbrios musculares.

Pode-se fazer musculação dos membros inferiores no mesmo dia da corrida?
Sim, porém os treinos devem ser periodizados tanto em volume quanto intensidade, para que os músculos dos membros inferiores possam se recuperar dos estímulos oferecidos. É muito importante a recuperação, caso não ocorra o praticante aumenta o risco de overtraining.

Quem pode definir o que pode ser feito, e se isso terá resultado?
Somente o Profissional da área de Educação Física. Sim, desde que o profissional tenha experiência e seja qualificado para tal instrução.

A musculação depende do treino de corrida e vice-versa?
Na maioria das vezes sim, pois é necessário dosar o volume, intensidade, descanso e a alimentação, sendo que a alimentação só pode ser prescrita por um nutricionista.

Quais os cuidados na hora de conciliar os dois – corrida e musculação?
Estímulos abusivos, tanto em volume quanto intensidade. Sempre respeitar a individualidade do praticante e trabalhando em prol de seus objetivos.

No meu caso foi indicado que meu treino de membros inferiores fosse feito no mesmo dia dos treinos de corrida, por quê?
Porque no seu caso que treina corrida segunda, quarta, sexta e domingo, o mais interessante é treinar musculação para membros inferiores 2x na semana e nos mesmos dias, pois assim os dias seguintes à corrida serão destinados a recuperação muscular.

A musculação para quem corre é diferente de quem procura outros objetivos? Por quê?
Os exercícios na grande maioria não se alteram, porém dependendo do objetivo é prescrito de forma diferenciada, alterando volume e intensidade.

E o descanso, o quanto ele é importante nessa rotina?
O descanso é primordial na rotina de qualquer treinamento, reestruturando o organismo para estímulos futuros. Sem esse descanso o praticante aumenta a probabilidade de lesões.

Health Trainers

A Health Trainers é formada pelos profissionais de Educação Física Thiago Aguiar Alves, Claudemir Chremonezi e pela Nutricionista Camila Taise Tavares. Tem como principais trabalhos: consultoria esportiva online e presencial, prescrição de treinos, avaliação física corporal e postural, acompanhamento nutricional e personal trainer. Trabalhando com os objetivos e necessidades de cada praticante.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: healthtrainers02@gmail.com

Então, entenderam? Se ficaram com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários ou mande e-mail para contato@mulheresnapista.com.br. Vamos procurar o profissional certo para sanar sua dúvida!

Fernanda Lüttke

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