Polainas de compressão ou canelitos: afinal, servem para quê?

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Por Fernanda Lüttke

Ah, os modismos da corrida, tênis, meias, tops, relógios, bandagens, pochetes, garrafas, toda hora surgem novos equipamentos e materiais que deixam nós corredores doidinhos. Afinal queremos tudo!

Mas será que tudo serve para todos?

Então fui conversar com o Juliano Silva, professor e personal trainer, que corre maratonas e já fez até o Iron Man, e que vai participar da palestra sobre treinamento funcional e nutrição que o Vida Estúdio Funcional está promovendo.

Queria que ele nos falasse um pouco da importância e indicação para as polainas de compressão, ou canelitos.

Ele já havia me explicado que elas são mais indicadas para quem faz percursos maiores, de 10 km, 15, 21km e mais, pois não farão muita diferença para quem corre 5.

Então vamos à explicação de como elas funcionam.

“Criadas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas após provas e treinos longos, diminuindo o risco de lesões. As Polainas têm a função de barreira elástica para os músculos da panturrilha, comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Proporcionando uma maior oxigenação e remoção de lactato, responsável pela regeneração e recuperação mais rápida da musculatura.”

Ou seja, elas não vão necessariamente melhorar seu desempenho durante a prova, mas vão acelerar a recuperação. Entenderam?
Obrigada ao Juliano por nos ajudar a elucidar mais essa dúvida!

Fernanda Lüttke

One thought on “Polainas de compressão ou canelitos: afinal, servem para quê?

  1. Bom dia “Mulheres na Pista”.

    Muito legal essa explicação, o que você postou no inicio, que ficamos doidinhos com os acessórios, é isso mesmo, é bem relevante saber o que vale ou não comprar, lembro que no inicio achávamos que bastaria um tênis e muita vontade, e que o custo seria bem baixo, ser saudável é quase de graça.

    Mas a medida que vamos nos empolgando com esse mundo todas as novidades, dão uma coceirinha pra ter, daí o custo fica alto.
    Voltando o que interessa, a July e eu usamos as meias, realmente ajuda, no meu caso que tenho problema no joelho (sempre o menisco) forço mais a perna, panturrilha e canela, e a a meia ajuda bastante, principalmente se o circuito tiver muitas subidas, daí até nos 5k vai dar um conforto.

    Valeu e até a próxima

    Desafio Running – Junior

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