Mãe na Pista: a participação das mulheres nas corridas

w21kPor Deia Zoboli, especial para Mulheres na Pista

Este blog fala sobre a participação das mulheres nas corridas e nada melhor do que trazer números para evidenciar que estamos ganhando as pistas, o asfalto e o universo runner como um todo. Trago o infográfico produzido pelo Danilo Balu, do blog Recorrido, para discutir alguns pontos relevantes da participação feminina nas provas em 2015.

1
Analisando as 50 maiores provas do Brasil, a distância preferida é 5k, seguida pelos 10k. Outras distâncias estão em terceiro lugar, neste caso, leia-se as provas de 4k, 6k, 7k, 8k… que são intermediárias.

Neste montante, olhando as principais provas, podemos avaliar que a participação das mulheres nelas é mais significativa em provas de distância inferior a 10k. Infelizmente, na avaliação das 50 maiores provas, não aparece nenhuma prova na região sul do país.

2
O fato de as mulheres ainda não avançarem nas distâncias é facilmente justificado pela rotina de treinos que as longas distâncias exigem. Podemos fazer um contraponto com o papel da mulher na sociedade, onde a imensa maioria administra a casa, emprego, filhos e se vê sem condições de dispor ainda mais tempo para os treinos extras que as longas distâncias exigem.

3
Por fim, Danilo conclui que 45,2% é o percentual de participantes mulheres nas 50 maiores provas do Brasil. Simmmmmmmmmmmmmmmmm… estamos batendo a metade dos concluintes!!!

As mulheres são maioria em 17 provas, sendo 6 delas exclusivamente femininas.

Vocês não têm ideia de como eu fiquei feliz com este percentual. Sou mulher e corredora e sei muito bem como é difícil participar destas estatísticas. Nas corridas, assim como na vida, temos de nos esforçar muito para alcançar os homens.

Mas fico extremamente feliz em ver que as mulheres estão calçando seus tênis e correndo atrás do que querem! Nada melhor do que trazer estes números na véspera do Dia da Mulher! Sim, meninas, somos fortes, poderosas e podemos fazer o que quisermos…

Coloquem seus tênis e vamos correr! A linha de chegada nos espera. Basta o primeiro passo!

Feliz Dia da Mulher!

Carolina Spricigo

Jornalista, assessora de imprensa, gestora de marketing digital, gestora de conteúdo, blogueira do Mulheres na Pista, corredora e mãe do Bernardo. Feliz.

Um comentário em “Mãe na Pista: a participação das mulheres nas corridas

  1. Bem isso Deia, as mulheres dominando, e pensar que Joinville teve duas edições do “Só Pra Elas” e esse ano infelizmente por falta de patrocínio não há programação.
    Além do que acordar cedo domingo e poder encontrar a simpatias das mulheres o seu perfume, é tudo de bom..he, he,he.

    Show de post, vou compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *