Mãe na Pista: a importância da alimentação

deia colunistaPor Deia Zoboli – especial para Mulheres na Pista

Pode parecer modismo, mas vou falar de uma coisa bem importante no post de hoje, a alimentação adequada. Li recentemente em um blog a seguinte frase: “Treinar sem uma alimentação adequada é como correr de All-Star” da Nutricionista Cláudia Webber, e acho que ela explica muito bem o que quero trazer neste post.

Desde que eu decidi colocar a corrida como hábito e mudar a minha rotina, um dos assuntos que precisei rever foi alimentação. Também quis fazer uma educação alimentar para poder fazer a introdução alimentar do meu filho da melhor maneira possível.
Aprendi com a minha nutricionista e amiga, Gisele Bittencourt, a primeira regra “Coma comida de verdade”. Sim, corte os industrializados, alimentos pré-prontos, busque ao máximo o alimento sem tanto processamento.

Segunda regra “Leia o rótulo”. Tem tanta coisa no nosso alimento que uma das últimas coisas que ele faz é alimentar e nutrir. É glutamato monossódico, aspartame e tantas outras substancias que servem para dar sabor mas que fazem um mal danado… E onde você encontra eles? Nos processados e industrializados.

Alimentacao-equilibrada

Não vou falar de dietas restritivas, dietas detox ou qualquer outra dieta. Dietas são provisórias, crie hábitos alimentares.
Se alimente bem e com alimentos de qualidade. Se você vai correr, você precisa ingerir alimentos adequados para ter energia e conseguir treinar ou completar uma prova. Alimento é combustível e sem combustível não tem deslocamento!

Não só antes do treino quanto depois, o alimento adequado também é responsável pela recuperação muscular. Cansaço, falta de energia, câimbras e lesões repetidas podem ter relação com o déficit nutricional.

Procure um profissional, nutricionista ou nutrólogo e monte um plano alimentar de acordo com a sua rotina, esta é a melhor maneira para ter os melhores resultados. Não existe milagre!

Fernanda Lüttke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *