Dicas para se preparar para a meia maratona

Dicas para se preparar para a meia maratona

Dia 6 de novembro estarei participando da Meia de Pomerode. Será minha quinta meia maratona, distância que quando eu comecei nas pistas nem imaginava correr…

Quando algum conhecido completava seus 21km, eu sentia muito orgulho, mas pensava que não era para mim. Foi a partir de 2015 que eu comecei a me aventurar nesta distância e confesso que hoje é a minha preferida!

Na meia de Pomerode vou correr com algumas estreantes na modalidade, e é claro, uma superespecial, a minha mamãe. Então vou trazer para vocês como tem sido nossas últimas semanas visando a tão sonhada distância de 21kms.

Nem preciso comentar, que se você for iniciante, é preciso ter rodado algumas provas de 5 e 10k pra depois se aventurar em uma meia. Para se preparar, é necessário no mínimo uns seis meses de treinos regulares, para poder terminar a prova bem.

É importante ganhar rodagem, pois é uma prova que exige muito esforço. Preferencialmente complementados com reforço muscular e orientação profissional.

Minha mãe já é vovó, não tem a mesma musculatura e metabolismo que eu, então estamos indo no ritmo dela. Isso significa, principalmente, respeitar os seus limites e o seu corpo. Falo muito isso, somos amadores, amamos o esporte, mas temos uma vida além da corrida, então não adianta ficar correndo atrás de um pace que não é seu. A nossa meta é completar a prova correndo, independente da duração dela.

Vejo muita gente correndo como louco, querendo baixar marcas, mas sem ter o devido preparo. Um passo de cada vez, um km atrás do outro, com calma, para que a corrida não deixe de ser um prazer e vire um stress.

Tenho uma amiga de corrida que me dizia que se quer ir para meia, tem que fazer treino de 10k como se fossem de 5k. E é mais ou menos assim, tem que ganhar resistência muscular e cardiorrespiratória.

Sair do treino cansada, mais bem e se recuperar relativamente rápido, para isso é preciso acumular kms na semana. Rodar bastante.

Depois você vai refinando a velocidade, fazendo treinos específicos para melhorar o pace, se esse for o seu objetivo. Tenha os seus objetivos, não vá pela onda, pela moda. A corrida é sua, é um esporte que depende de você. Então estabeleça a sua meta e corra pra alcança-la.

Para quem se interessou pela prova, as inscrições ainda estão abertas até 21 de outubro: clique e faça a inscrição.

Haverá um jantar de massas na noite anterior, para confraternizar e conhecer o pessoal e durante a prova tem ponto de hidratação com Chopp.

Trata-se de uma prova bem tradicional na região e muito elogiada pelos corredores. Depois eu posto a minha visão sobre ela.

Fernanda Lüttke

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