Saiba como driblar o frio e não desistir da academia

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Por Fernanda Lüttke

Ah, o inverno… as temperaturas mais baixas que acompanham esta estação são uma belíssima desculpa para deixarmos de lado a alimentação mais saudável e os exercícios, principalmente os ao ar livre.

Mas há salvação? Como driblar a preguiça e partir para o treino sem ficar de desculpinhas embaixo da coberta com um chocolate quente na mão?

A Larissa Kussano, gerente técnica da Bio Ritmo, avisa que alguns exercícios ajudam a combater a preguiça. “Correr, pedalar, praticar aulas de ginástica e treinos funcionais são excelentes opções”.

Outra dica é fazer atividades em grupos já que assim sempre terá alguém para incentivar a não matar o treino!

Segundo Larissa, no frio geralmente é quando o organismo muda o seu funcionamento, gerando uma fome excessiva, o que faz com que os exercícios físicos se tornem ainda mais importantes na rotina. “A necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais faz com que a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentem. Porém, essas alterações também são responsáveis por nos estimular a comer mais no inverno. Portanto, é muito importante não desistir dos treinos, mesmo quando as temperaturas caem.”

Agora confira cinco dicas para não desistir da academia no frio:
Mude seu horário – Se você costuma frequentar a academia muito cedo pela manhã ou tarde da noite, tente treinar na hora do almoço. “É quando a temperatura está mais amena. Além disso, exercitar-se nesse horário dá uma recarregada na bateria e a parte da tarde será bem mais prazerosa e produtiva”, comenta Larissa.

Direto para a academia – Passar em casa depois do trabalho ou faculdade antes de encarar a malhação não funciona. “Prepare a mochila na noite anterior e deixe no carro. Essa atitude pode facilitar na hora de você pensar duas vezes em ir à academia”, sugere. (é o que eu faço)

Desligue o modo “soneca” do despertador – Saia da cama já! O despertador tocou, pule da cama e não enrole. “Assim, você tem menos chances de sabotar o treino da manhã, caso esse seja o seu único horário disponível”, diz ela.

Acredite! No inverno emagrecemos com mais facilidade – As baixas temperaturas aumentam o gasto calórico. No frio o corpo tem que gastar mais energia para se manter aquecido, acelerando o metabolismo. “Essa é uma grande oportunidade para queimar os quilinhos extras e também manter a forma durante o inverno”, reforça Kussano.

Sua imunidade aumenta – Quando você pratica uma atividade física a sua imunidade melhora, diminuindo muito as chances de contrair gripes e resfriados típicos da estação. Isso também acontece por conta do metabolismo mais regulado. “Aposte também em roupas adequadas para evitar friagem no caminho até a academia. Lembre-se que manter-se aquecido é importante, o que não significa usar roupas pesadas”, explica a gerente técnica.

Fernanda Lüttke

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