Leitora na Pista: Ironman 70.3, por Camila Huttl Santana

IRONMAN 70.3

Ironman 70.3 – o melhor da vida!

Por Camila Huttl Santana,
Triatleta Joinville – Martins Team

Breve apresentação

Meu nome é Camila Huttl Santana. Tenho 36 anos. Trabalho oito horas por dia no setor administrativo de uma construtora, sou mãe de um menino lindo de sete anos que me emociona todos os dias, sou esposa, sou dona de casa e por último SOU Triatleta amadora competitiva. Por que por último triatleta? Sim! Para conseguir treinar e me tornar uma competidora, eu tenho que diariamente ser tudo isso antes! Vamos, meninas, vocês também podem, querem e vão conseguir!

Adendo do MNP: pessoal, vocês já conhecem um pouco da história da Camila. Lembram desse post? Sim. É a mesma pessoa, provando pra todo mundo que é possível, sim! Camila, estamos muito, muito, muito orgulhosas de ti.

Ser ou estar Triatleta

Grande parte da infância/adolescência eu pratiquei natação competitiva. Então veio o casamento e o nascimento do meu lindo filho. Isso acabou me afastando completamente das piscinas. Em 2013, resolvi retornar e conheci o colega Fabiano Martins, que estava em total preparação para o Ironman full (prova mais dura do trialthon). Ele é o tipo de pessoa que incentiva todo  mundo que está a seu redor. Então, movida pelo incentivo dele, comecei a correr e em pouco tempo já planejei a compra da bicicleta. Daí para o triatlhon foi só marcar a data da estreia. Hoje, graças a esse colega que se tornou um amigo de verdade e um parceiro de treino, conquistei vários pódios no triatlhon na curta distância.

Meninas, atenção para a superdica: todas as minhas conquistas e meus melhores tempos se deram pelo fato de eu estar sempre treinando com os meninos; na natação só tem eu de menina, fazendo a série forte dos meninos 😊. No ciclismo, meu marido puxa, meu amigo Fabiano me puxa e às vezes os grupos de pedal também, ou seja; tudo meninos. Na corrida, novamente o Fabiano me puxa! E extrai a velocidade que sozinha eu não consigo ter.

Voltando ao tema: eu fui construindo dia a dia, prova a prova para hoje “SER” uma triatleta e vivenciar isso tudo ao longo de cinco anos. Meninas tudo é treinável, vocês precisam dar o primeiro passo, precisam acreditar no nosso empoderamento feminino.

Ironmam 70.3 o melhor da vida!

Por quê?

Eu já havia feito essa mesma distância (1.900m Nadando + 90km pedalando + 21km correndo) em outros eventos de triatlhon, mas não da bandeira Ironman. Nas outras edições eu me dediquei também, porém não tinha um tempo definido nem uma meta pessoal, ou seja, fazia por fazer! Quando o Ironman anunciou que haveria o Ironman 70.3 em Florianópolis eu me empolguei e fiz a inscrição. Bom, se inscrever – apesar do preço – é fácil 😊… Agora treinar é onde o bicho pega!

IRONMAN 70.3

Preparação

Em janeiro, estava sem correr e com alguns quilos a mais. Desta vez optei por experimentar uma assessoria, mas logo vi que não me acostumaria com o perfil, embora corram sempre em grupo, mas cada um por si. Eu, todavia, treinei os grandes volumes ou intensidade com alguém me puxado na individualidade, então procurei meu amigo de treino e perguntei se ele me ajudaria.

De pronta resposta ele me disse que SIM!!! e perguntou se eu estava a disposta a fazer o melhor da vida dessa vez. Começamos faltando 68 dias para a prova. Houve muita dedicação da minha parte, confesso que dessa vez foi 101%. Eu sabia que a construção do sonho seria diariamente e que sozinha não chegaria ao tão sonhado tempo de 5h35 totais de prova. Nesse processo meu marido me ajudou muito, meu amigo e parceiro de treino deixou de competir para me puxar ATÉ cinco vezes por semana. Abri mão do carboidrato em excesso, passando a consumir o mínimo necessário e investir na proteína, nas leguminosas, nas frutas e nas fibras. Minha rotina de treino era de segunda a segunda, na sua grande maioria duas vezes ao dia – às 5 horas e no fim do dia às 18 horas. Aos sábados e domingos treinava um volume maior.

Quando terminei o segundo bloco de treino, minha confiança aumentou porque desta vez percebi gradativamente o ganho de performance e novamente eu afirmo que queria muito fazer o melhor. Então entrei na ultima semana de “pico”, digamos assim. Tinha um teste de tolerância para fazer, ele me daria o passaporte para a fase final. Meninas, eu sofri, chorei mais quando terminei e vi o resultado a emoção tomou conta. Agora sim eu estava preparada! As duas semanas finais foram de ajuste do ritmo, e acertar o tempo de cada alimentação e hidratação durante a prova.

IRONMAN 70.3, por Camila Huttl Santana

A prova

Como todo atleta faz, fui ver quantos inscritos tinha na minha categoria. Tomei um susto: 50 meninas. Ou seja: Camila contra 49 😊.  No dia da prova, estavam ao meu lado meu marido e meu amigo-parceiro de treino. Duas pessoas chaves para o sucesso desse processo todo. Eu estava muito bem, muito confiante e sabendo o que fazer a cada hora da prova. Então foi dada a largada para os 1.900m de natação. O mar estava agitado, mas isso não me abalou, tendo em vista a grande paixão e experiência que tenho no mar.  Terminei a parte da água na quarta posição. Nossa! Isso me colocou bem à frente mesmo! Fiz tudo direitinho na transição (natação para o pedal) e iniciei os 90km de pedal.

Sempre seguindo a dica do meu amigo, cuida o relógio e a velocidade Camila e não esqueça de hidratar e alimentar” (mesmo que não tenha fome ou sede). Gente… 90km muito bem pedalados e curtido (cada paisagem de encher os olhos). Novamente terminei o pedal no tempo certinho que estava treinada e planejada. Desta vez eu precisava dar um sinal para eles (marido e amigo) de como eu estava. Então eles sabem se eu estou sorrindo é porque estou bem, se eu não dou sorriso é porque pode chamar o SAMU 😊😊. Dei um baita sorriso pra eles e iniciei a parte final – a tão temida corrida de 21km.

Meninas, foi a melhor corrida de 21km da vida também. O primeiro 7km abaixo do pace planejado. Os segundos 7km também dentro do planejado, e quando abriu a última volta para o 7km finais o Fabiano me viu e  me conhecendo há pelo menos cinco anos, gritou: “Agora é a cabeça que corre. Vai Camila!! Então fiz uma paradinha planejada e estratégica para alongar (superdica)  e hidratar e voltei para a prova. A cada metro a menos a euforia tomava conta. Aí chegou a hora de apontar na reta final e conferir o relógio e dizer a mim mesma: “Hoje deu, o melhor da vida está a pouco metros!”

IRONMAN 70.3, por Camila Huttl Santana

Já no tapete que me levaria à linha de chegada a emoção tomou conta de mim. Um filme passou na minha cabeça e as lágrimas vieram. Uma sensação indescritível aconteceu! Eu venci o relógio, eu bati a meta!! Meninas, o tempo de 5h35 é, por sua vez, um tempo muito forte para uma mulher amadora. Teve muito homem que não conseguiu esse tempo. Foi uma prova perfeita, com muita dedicação, planejamento e entrega!

IRONMAN 70.3

Motivação para mulheres

Mulheres, não importa a sua idade, não importa a sua habilidade com a natação, o ciclismo e corrida. Quero dizer a todas vocês:  se vocês têm vontade de experimentar, então vocês já têm o requisito número 1! Não deixem que ninguém diga que você não é capaz, que você não tem tempo para isso! Que isso ou aquilo… Apenas acredite em você e se permita!

IRONMAN 70.3

Agradecimentos

Obrigada Carolina e Fernanda,  pelo espaço no blog. Eu realmente acredito que oportunidades assim mexem com a estima das mulheres. Eu sou e serei uma eterna militante do triatlhon ou do esporte – seja qual for – para nós, mulheres. E lembrem-se: casa, família, profissão etc. tudo isso se ajusta. Basta ter vontade!

Muito obrigada!

Seja um Leitor(a) na Pista

Gostou dessa história? Gostaria de ver a sua história de amor com a corrida no nosso blog? Envie um e-mail com texto e fotos para carolina@mulheresnapista.com.br que vamos agendar!

3 Comment

  1. FABIANO MARTINA says: Responder

    Um texto, um relato de encher os olhos e fazer com que à gente reflita sobre a questão do ” tempo ” Eu tenho ou não tempo pra isso? Sim você têm!
    Tudo é Treinavel!!

  2. Ester Felipe Feijo says: Responder

    Parabéns IrMÃE!! Com certeza, motivo de muito orgulho. Amo você!

    1. Camila says: Responder

      Obrigada minha IRMÃ!! Te amo!!!

Deixe uma resposta

três × cinco =