Tá frio? Confira cuidados para treinar em dias gelados

Tá frio? Confira cuidados para treinar em dias gelados


O inverno ainda não chegou, mas aqui pelas bandas de Santa Catarina nós já estamos nos sentindo no freezer! Isso porque nesta manhã já marcavam quatro graus lá pelas 7h30. E a previsão para este domingo, dia 12 de junho, quando acontece a Meia Maratona de Floripa, a previsão aponta 3 graus! Eu já tô sofrendo de frio por antecedência!

Mas não tem como fugir, quem ama correr vai correr e treinar no calor, no frio, debaixo de chuva, não é o clima que nos para! Eu, por exemplo, que faço meus treinos durante a semana na parte da noite, enfrento o tempo gelado depois de ter passado o dia sentadinha no quentinho bem agasalhada. Mas tem gente que sai quentinha da cama para treinar ou pras provas, e por isso precisamos ter vários cuidados para não sofrer as consequências do frio.

Agasalhe-se: eu mesma sempre vou bem agasalhada, para que antes e depois do treino – principalmente porque estou suada – eu fique protegida. Também levo camiseta para trocar depois do treino da corrida porque ainda vou para a academia, e ficar com a roupa suada não é aconselhável. Na hora do treino mesmo também é bom cuidar da roupa, levar algo que proteja do vento e frio, como os corta-ventos – tem uns super leves que dá para amarrar na cintura se for o caso. Luvas e outras roupas que deixam o corpo respirar também são indicados, nada de sair correndo de casacão pesado que pode ser pior! Proteger as orelhas e a cabeça também é importante, afinal as extremidades são as partes do corpo mais suscetíveis às mudanças de temperatura! E não saia quente de um lugar fechado sem se proteger!!

Hidratação: a hidratação também tem que ser levada à sério mesmo nos dias mais frios, às vezes a gente esquece que no inverno ou dias mais gelados o organismo segue precisando de água e relaxa na hidratação. Eu gosto muito de tomar chás, assim me mantenho quente e hidratada!

Aquecimento: não dá pra sair por aí correndo ou fazendo outra atividade sem se aquecer antes, e nesses dias frios o aquecimento é ainda mais importante! Dessa forma a gente prepara o corpo para a atividade e ainda pode evitar lesões.

Proteja as regiões sensíveis: as regiões mais delicadas do rosto precisam de atenção, lábios e a região das narinas. Pra este domingo eu apostarei numa dessas pomadas super hidratantes (tipo Bepantol) para passar nos lábios e no nariz, onde entra o ar, para evitar ressecamento!

Alimentação: Alimentação adequada também é recomendada! Algo leve, mas nada de fazer exercício em jejum!! Depois dos treinos e provas aposte em sopas leves, e tome cuidado, já que no frio temos a sensação de que a fome aumenta corrermos mais o risco de “jacarmos” com mais frequência!!

Fernanda Lüttke

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