Catarinense tenta quebrar recorde mundial de corrida em esteira

Catarinense tenta quebrar recorde mundial de corrida em esteira

Desafio começou no dia 14 de julho, às 12h, no Beiramar Shopping, em Florianópolis

A Capital catarinense poderá virar palco de um recorde mundial. No domingo, 14 de julho, a ultramaratonista Débora Simas iniciou o desafio de se tornar a mulher a correr a maior distância em uma esteira. O objetivo é correr ou caminhar durante sete dias seguidos praticamente sem parar, para tentar ultrapassar a marca de 833 quilômetros e 5 metros, recorde atual da britânica Sharon Gayter. “Pretendo sair de lá apenas no dia 21, depois do meio-dia, com a organização me colocando porta afora, porque se deixarem eu vou querer correr mais na esteira”, brinca Débora.

O cenário da prova é o vão central do Beiramar Shopping. A atleta conta com uma equipe de apoio composta por mais de 120 pessoas, incluindo os juízes, além de médicos, nutricionista, fisioterapeuta e treinador. O público pode e deve participar incentivando a corredora neste desafio. “Estamos prevendo a participação de amigos e apoiadores inclusive durante as madrugadas”, adianta Carlos Pamplona Júnior, diretor de marketing do Beiramar Shopping.

A inspiração para o desafio está no também ultramaratonista brasileiro Márcio Vilar, detentor do recorde masculino, que é de 827 quilômetros e 16 metros correndo em esteira durante sete dias. “Assisti uma palestra do Márcio e decidi que queria fazer isso também. Ano passado corri uma prova de mil quilômetros. Foi um treino para saber como o meu corpo iria reagir”, explica a atleta. A preparação oficial para a quebra do recorde iniciou em dezembro de 2018.

Débora Simas é catarinense, nasceu em Rio do Sul e mora em Florianópolis. Começou a correr aos 32 anos de idade e com apenas oito anos de prática esportiva foi campeã da Brasil 135 Ultramarathon, a principal ultramaratona brasileira.

Como funciona a prova

Débora Simas iniciará o desafio no dia 14 de julho, ao meio-dia, e pretende seguir na esteira até o dia 21 de julho, ao meio-dia. Durante sete dias a atleta deverá permanecer em cima da esteira por, pelo menos, 22 horas por dia. A cada 55 minutos de corrida ou caminhada há um intervalor de 5 minutos. Neste tempo ela poderá ir ao banheiro, trocar de roupa e se alimentar. Caso a atleta não utilize alguns destes intervalos, o tempo será acumulado no final do dia, chegando a até 2 horas de descanso.

Serviço:

O quê: quebra de recorde mundial de corrida em esteira, com a ultramaratonista Débora Simas
Quando: de 14 de julho até o dia 21 de julho, às 12h
Onde: no vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis (Rua Bocaiúva, 2468, Centro).

Crédito das fotos e vídeo: Divulgação

Carolina Spricigo

Jornalista, assessora de imprensa, gestora de marketing digital, gestora de conteúdo, blogueira do Mulheres na Pista, corredora e mãe do Bernardo. Feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *