Mulheres na Pista apoiam o Setembro Amarelo

logo

Por Fernanda Lüttke

As Mulheres na Pista estão apoiando a campanha Setembro Amarelo – um mês dedicado à prevenção ao suicídio.

Apesar de ser um assunto ainda pouco comentado, infelizmente é muito grande o número de suicídios no Brasil e mundo todos os dias.

Estimativas apontam que, no mundo, aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano – 2.200 a cada dia. Ou seja, um novo caso é registrado a cada 40 segundos. No Brasil, são cerca de 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 90% dos casos os suicídios são preveníveis por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão. Ou seja, de cada 10 casos de autoextermínio, nove podem ser evitados se houver o diagnóstico preciso dessas patologias, o devido ao tratamento e à assistência das redes de cuidado e atenção.

A prática esportiva, como já falamos aqui, também ajuda no tratamento à depressão. A corrida em particular, não só pela liberação de endorfina, que dá a sensação de bem-estar e aumenta a autoestima, mas também porque nos ajuda a encontrar amigos e colegas, aumenta nossa participação na sociedade em eventos que beneficiam a saúde!

Não vamos jogar esse assunto para debaixo do tapete! Todos temos problemas e não é vergonha nenhuma procurar ajuda, seja de profissionais da saúde ou de trabalhos como do CVV – Centro de Valorização da Vida, que recebe ligações de pessoas que querem simplesmente desabafar! No dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e várias ações acontecerão no Brasil e no mundo.

Como forma de participarmos de forma mais engajada, nós estamos convidando nossos leitores a enviar fotos de treinos e corrida vestindo a cor da campanha: o amarelo. A cor foi escolhida como a cor da Prevenção ao Suicídio, pois é símbolo da vida, luz.

A Derlayne, nossa leitora e amiga já mandou a foto dela!

IMG-20150902-WA0000 (1)
Dd arrasando no apoio ao Setembro Amarelo!

E você, mande a foto usando uma camisa amarela em apoio à campanha que vamos compartilhar em nossas redes sociais!

Fernanda Lüttke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *