Gel carboidrato: quando e por que usá-lo nas corridas?

gel carboQuem corre e principalmente quem participa de provas já viu muito atleta por aí tomando os famosos géis carboidratos. Para quem nunca viu, são sachês que são vendidos em lojas de esporte ou de suplementos. Mas por que, afinal, eles usam esse gel carboidrato?

Quando eu comecei a treinar para 10k nem fazia ideia de que precisaria me adaptar a usar esses sachês. E que precisaria me adaptar e saber quando usar, principalmente agora que estou prestes a enfrentar os 21k. Mas não é em qualquer treino e prova que ele deve ser usado.

O gel carboidrato é indicado para atividades físicas de alta intensidade que têm mais de uma hora de duração. Até uma hora só a água é suficiente. Após uma hora são indicados o uso do gel carboidrato e bebidas isotônicas.

O ideal é consumir a cada 40 ou 45 minutos de treino ou prova, sempre com a presença de água, isso porque, por ser concentrado, é necessária a água para que ele seja absorvido mais facilmente pelo organismo, fora que tem um gosto forte. Mas sempre com água, não com bebida isotônica, ok?

Recomendo também não deixar para experimentar um gel novo, seja em marca, seja em sabor, no dia da prova. Experimente sempre antes, nos treinos.

Como o gel é basicamente açúcar de rápida absorção, pode ser substituído por bananinhas com açúcar e até rapadura!

Outro fator importante é comprar sempre em lojas de suplemente ou esportivas de confiança. Nós, do Mulheres na Pista, contamos com a experiência do nadador Eduardo Fischer, que em Joinville tem a loja Sports Nutricion Center, e sabe da importância de um atleta de consumir só produtos de qualidade. Aliás, o gel Carb Up de banana eu recomendo, viu?

E consultar sempre que possível um profissional de nutrição esportiva que pode lhe auxiliar nas melhores escolhas do que seu organismo precisa!

1 Comment

  1. maria luiza batista says: Responder

    legal informação importantíssima, estou começando nos 10/12 km amei obgadaa..

Deixe uma resposta

onze − cinco =