Corrida Maio Roxo reúne mais de 1 mil corredores em Joinville

Corrida Maio Roxo reúne mais de 1 mil corredores em Joinville

Prova deste domingo (19) foi de conscientização para as Doenças Inflamatórias Intestinais

Joinville entrou para a história na manhã deste domingo (19) por ser a primeira cidade no mundo a realizar uma corrida de rua com a proposta de conscientizar as pessoas para as doenças inflamatórias intestinais (DIIs). A Corrida Maio Roxo ocorreu justo no dia 19 de maio, o Dia Mundial de Conscientização das DIIs, e reuniu 1,1 mil corredores em frente ao Fórum da cidade.

A prova teve percursos de 5k e 10k, além de caminhada (5k) e de maratoninha kids e foi marcada por muita emoção. Como parte do projeto ‘Corro por Ti’, idealizado pelo Corrida de Rua Joinville, dezenas de corredores levaram consigo os nomes de pacientes que não puderam estar na prova. “Essas pessoas não estavam aqui presenciamente, mas estavam nos nossos corações e nos nossos pensamentos durante todo o período de organização do evento”, ressalta Leticia Manchenho Portilio, presidente da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina (DIISC), a realizadora da prova.

“Em nome da DIISC quero agradecer à presença de todos e dizer que com a Corrida Maio Roxo tínhamos dois objetivos: mostrar aos pacientes a importância da prática de esportes para a saúde, e para o público, conscientizar sobre as DIIs. Acho que conseguimos atingir nossas metas e estamos muito felizes”, enfatizou a presidente, entregando troféus para as pessoas que foram essenciais para a idealização do evento. “Em 2020 esperamos fazer uma edição ainda melhor.”

Padrinho e embaixadora da prova foram os vencedores  

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Edinilson Cardoso, o Cafu, que concluiu os 5k em 00:15:30. Ele, que foi um dos padrinhos da Corrida Maio Roxo, ficou muito feliz com a conquista. “Nesta semana viajo para o Recife para participar de uma grande prova lá. Então me inscrevi nos 5k para manter o ritmo de prova. Esse troféu vou guardar com muito carinho”, diz ele. O pódio foi completado pelos atletas Marcelo de Lima (00:16:17), Ronei José Ferreira (00:16:43), Joel Rodrigues (00:16:56) e Ireno Alves de Souza (00:17:07).

Nos 5k feminino, o primeiro lugar geral ficou com Eleonora Martinelli Matias (00:20:38), a Lola, moradora de Florianópolis, que fez uma corrida de recuperação. “Não consegui largar muito na frente hoje, então no meio da prova ainda estava em terceiro lugar. Fiz uma prova boa, curtindo e sendo feliz e consegui chegar em primeiro. O segredo é correr feliz”, ressalta. A segunda colocação ficou com Val Lenir de Andrade (00:20:47), seguida por Viviane Valcanaia (00:21:12), Gislaine Albrecht (00:21:24) e Jhenifer Gonçalves (00:21:41).

Nos 10k masculino, a primeira colocação geral ficou com Jorge Leandro, que terminou a prova em 00:33:57. “Foi uma prova bastante disputada. O nível dos competidores estava muito alto. Estava há três semanas treinando especialmente para esta prova, porque precisava representar bem a paciente Vanessa Balestrin, de Joaçaba”, conta ele, que tem como próxima prova-alvo a 42K de Floripa, em junho. Completaram o pódio os atletas Lucas Alves Andrade (00:33:58), Maycon Cesar Jacinto (00:34:27), Danilson Postal (00:34:51) e Juliano da Silva (00:35:57).

Embaixadora da Corrida Maio Roxo, Amanda Dognini levou toda a família para participar do evento: o pai, o irmão, a namorada do pai, a prima, o noivo, o sogro, a sogra, o cunhado, e uma infinidade de amigos. E para coroar o evento, chegou em primeiro lugar nos 10k (00:41:13) batendo o recorde pessoal na distância. “O clima estava agradável, a organização maravilhosa e o percurso padrão, mas perfeito para quem queria melhorar o tempo. Estou muito orgulhosa de poder dizer que sou a embaixadora de uma prova tão linda que existe por uma boa causa”, orgulha-se ela, que teve no pódio as amigas atletas Elizete Custódio (00:44:16), Clarice Kuhns (00:44:52), Taise Muraro (00:45:49) e Andressa Bordon (00:45:56).

A prova teve premiação do primeiro ao quinto lugar nas categorias por idade nas duas distâncias. Os demais resultados da Corrida Maio Roxo podem ser conferidos no www.km.esp.br.

Pernas Solidárias emocionou os participantes

Acostumados a emocionar o público e os corredores, os atletas do Pernas Solidárias, projeto de inclusão social de portadores de deficiências nas corridas de rua, fizeram bonito de novo na Corrida Maio Roxo. Com 22 cadeirantes inscritos e 15 concluintes – alguns atletas não puderam participar por causa do clima ruim – eles mostraram que não há limites quando se tem vontade de fazer o bem para alguém. “Nosso lema ‘Solidaridade é o amor em movimento’. Emprestamos nossas pernas de corredores para proporcionar um pouco de alegria e inclusão para essas pessoas. A cada dia nosso projeto cresce e se expande para mais e mais cidades. Isso nos enche de orgulho e de certeza de que estamos no caminho certo”, explica Cleiton Luiz Tamazzia, idealizador do Pernas Solidárias em Joinville.  

Carolina Spricigo

Jornalista, assessora de imprensa, gestora de marketing digital, gestora de conteúdo, blogueira do Mulheres na Pista, corredora e mãe do Bernardo. Feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *