Corrida Junta & Vai reúne 5 mil pessoas em São Paulo

Corrida Junta & Vai reúne 5 mil pessoas em São Paulo

Prova que promove a campanha Lacre Amigo e incentiva a inclusão social ocorreu no domingo (22)

Depois de passar por Joinville e por Florianópolis, em Santa Catarina, a Junta & Vai – Corrida do Lacre Amigo reuniu 5 mil pessoas no último domingo (22), no PAMA-SP. A prova, que fez parte da programação do último dia da Mobility & Show 2019, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação para pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, ocorreu no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), o Campo de Marte, zona norte de São Paulo, no último domingo (22). 

A Corrida Junta & Vai promove a campanha Lacre Amigo – aquela que junta os lacres de latinhas de refrigerante, cervejas, sucos e energéticos com o intuito de trocá-los por cadeiras de rodas – teve percursos de 4k e 8k, além de caminhada de 4k, e corrida kids para crianças com idade entre quatro e 11 anos – as distâncias para os pequenos variam de 50 metros a 200 metros.

Mas é um evento muito maior do que uma simples corrida de rua. É uma prova que incentiva a cidadania por meio da doação de lacres de alumínio. “A campanha da Arteris, patrocinadora do evento ao lado do BTG Pactual Digital, da Droga Raia, e da Whirlpool é encantadora, porque apenas faz com que algo que normalmente iria para o lixo seja transformado em cadeiras de rodas. Neste evento doamos quatro cadeiras de rodas a entidades e pessoas que realmente precisam. Correr e praticar a solidariedade está no sangue dos brasileiros”, explica a idealizadora e diretora geral do evento Fernanda Labatti, da Shammah Eventos, organizadora do evento ao lado da Fênix Mix. 

Além de promover a prática de esporte, a corrida de rua promove a saúde e a melhora na qualidade de vida. “O esporte tem papel muito importante na saúde das pessoas. Os exemplos são vários. Essa é, na verdade, a proposta dessa ação: proporcionar qualidade de vida para as pessoas que têm algum tipo de deficiência”, destaca Fernanda.A prova é uma realização da Associação Live e já teve duas edições em Joinville (em 2018 e em 2019) e uma em Florianópolis, em maio deste ano, que reuniu 3 mil pessoas. 

Campeões da prova

Com menos de 15 minutos de prova, o primeiro colocado masculino nos 4k foi Tiago de Oliveira Pires (00:14:31), seguido por Cleber Espíndola Silva (00:14:55) e por Jorge Wilson do Amaral  (00:15:02). Nos 4k feminino, a campeã foi Maria Cristina Ferreira (00:16:57), seguida por Pâmela Jaqueline Zermiani Joseph (00:17:09), e por Lily Martins (00:18:33). 

O pódio dos 8k masculino foi formado pelos atletas Robson Gobira Pereira  (00:27:20), Marcos Antonio Henrique (00:27:23), e Jonathas Barbosa dos Santos (00:27:30). Nos 8k feminino a grande campeã foi Vanusa Sousa Santos (00:33:49), Ivete Maria dos Santos (00:35:14), e por Karina Campos Vucovix (00:35:42). Os demais resultados podem ser conferidos neste link.

Como funciona a campanha Lacre Amigo

Para se ter uma ideia, 30 mil lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pet de dois litros equivalem ao alumínio de 1 mil latinhas. Além disso, a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior do que o da lata. Assim, separando o lacre evita-se a mistura dois dos tipos de alumínio.

A cada 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres de alumínio a campanha doa uma cadeira de rodas. A ação também será replicada durante a Corrida Junta & Vai. Por isso, a organização convida a todos para participar e ampliar ainda mais o alcance dessa campanha. “Mesmo que você não corra ou que não tenha conseguido vaga para a prova, está convidado a colaborar para que mais e mais pessoas e entidades consigam receber a cadeira de rodas. Um pequeno lacre pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Juntos podemos fazer um mundo melhor”, considera Fernanda.

Atualmente, a concessionária de rodovias Arteris conta com diversos parceiros na arrecadação de lacres: são escolas, empresas privadas, instituições, comércios, além dos pontos de arrecadação nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Mais informações estão disponíveis em www.juntaevai.com.br

Sobre a Mobility & Show 2019 São Paulo

A Mobility & Show 2019 atraiu mais de 8,6 mil visitantes entre os dias 20 e 22 de setembro e contou com várias atrações para o público, como óculos que leem textos para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão e reconhecem rostos, além de palestras sobre inclusão, shows, serviços de despachante e atividades para toda a família. Além disso, foram realizados de  2.600 test-drives em veículos adaptados durante os três dias de evento.

Mais fotos do evento

Carolina Spricigo

Jornalista, assessora de imprensa, gestora de marketing digital, gestora de conteúdo, blogueira do Mulheres na Pista, corredora e mãe do Bernardo. Feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *