Corrida do Lacre Amigo celebra a inclusão social e colore Beira-mar de Floripa

Corrida do Lacre Amigo celebra a inclusão social e colore Beira-mar de Floripa

Apesar do frio de 8ºC, Junta e Vai reuniu 3 mil atletas na manhã deste domingo, no Estreito

Três mil corredores pularam da cama cedinho e mesmo com frio de 8ºC para colorir de amarelo as ruas da Avenida Beira-mar do Estreito, em Florianópolis, na manhã deste domingo, 7 de julho. Eles participaram da Junta & Vai – Corrida do Lacre Amigo, prova com 4k e 8k de corrida, 4k de caminhada e corridinha kids que teve como objetivo promover a campanha de arrecadação de lacres de alumínio, incentivar a sustentabilidade, a solidariedade e a inclusão social.

Evento patrocinado pela Arteris – empresa concessionária de rodovias em todo o Brasil – a Junta & Vai nasceu com a pretensão de mostrar uma empresa diferente. “Um dos grandes pontos da prova é promover a integração com a sociedade. Além disso, a corrida mostra que, em parceria com o Rotary Internacional, podemos fazer o bem para entidades que estão precisando de cadeiras de rodas”, explica Cesar Sass, diretor superintendente da Arteris Litoral Sul, enaltecendo a maciça participação dos colaboradores-atletas da concessionária no evento e da prova como a promoção de bons momentos em família.

Desde que a campanha do Lacre Amigo foi criada, mais de 500 cadeiras de rodas já foram entregues em todo o Brasil. Só em Santa Catarina foram 190 cadeiras. Na Junta & Vai de Florianópolis, a “cereja do bolo” do evento foi a entrega de duas cadeiras de rodas ao Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana, que reuniu 280 garrafas PET com lacres – a cada 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres de alumínio a campanha doa uma cadeira de rodas. “Desde 2013 iniciamos a arrecadação dos lacres. Incentivamos nossos 90 componentes a participar e contamos com o apoio da comunidade. Já conseguimos receber 11 cadeiras de rodas, que foram destinadas às pessoas idosas e carentes da nossa cidade”, considera Maria Beatriz Brustolin Giaretta, representante da entidade sem fins lucrativos. 

Além dos lacres, o grupo promove também campanhas para arrecadar agasalhos, livros, fraldas geriátricas e leite. “Essa é a nossa forma de tentarmos mudar um pouco o mundo”, avalia Beatriz. 

Promoção da inclusão social

Entre os atletas que participaram da prova, estavam os integrantes do Instituto Paulo Escobar (IPE), cuja sigla também significa Inclusão pelo Esporte. O projeto, que começou em 2016 com quatro atletas, já chegou a levar 30 portadores de deficiência a corridas de rua. “Começamos em 2016 e desde então não paramos mais. Não tem preço promover a alegria de outras pessoas. Não consigo mais correr sozinho”, conta Paulo Demétrio, vice-presidente da entidade. Todos os participantes do grupo fizeram muito bonito no evento e mostraram que a limitação está na cabeça de quem os exclui.

Evento para todas as idades

Do alto dos seus 55 anos, Aderaldo Ramos do Nascimento ostentava duas brilhantes medalhas no peito. A de participação, que todos os atletas que terminam a prova recebem, e o medalhão dourado, que dava o recado: ele foi o primeiro colocado na categoria. “Evento muito bonito, bem organizado, e que ainda promove uma boa causa. Não tem como não gostar. No próximo ano estarei aqui novamente”, diz ele.

Kelly Cristina Gesser, que fez aniversário na sexta-feira, aproveitou a Junta & Vai para comemorar a data. Ela, o marido e os filhos pularam cedinho da cama e venceram o frio intenso para participar da prova. “Foi minha estreia nos 8k. Fiquei muito feliz porque além de tudo pude trazer os meus pequenos para a prova – Pedro Gesser Luiz, seis anos, e Lucas Gesser Luiz, quatro. Enquanto eu corria, eles ficaram com o papai, que veio dar todo o suporte para que pudéssemos estar aqui”, festeja ela, agradecendo ao marido Franco pelo companheirismo. 


Outras provas para arrecadação dos lacres

Este é o segundo ano da Corrida Junta & Vai. A primeira edição do evento ocorreu em Joinville (SC), em 2018, e contou com a participação de 800 pessoas. Na prova de 2019 na mesma cidade realizada no último dia 26 de maio, 1.700 pessoas marcaram presença. Depois da Capital catarinense, chegará a vez de São Paulo receber a prova. As inscrições para o evento na capital paulista abriram em maio e se esgotaram em menos de duas horas. Mais de 5 mil pessoas garantiram a participação no evento, que ocorrerá  em 22 de setembro.

Confira os resultados da prova aqui.

Carolina Spricigo

Jornalista, assessora de imprensa, gestora de marketing digital, gestora de conteúdo, blogueira do Mulheres na Pista, corredora e mãe do Bernardo. Feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *