Check List: saiba como se preparar para sua primeira corrida!

Check List: saiba como se preparar para sua primeira corrida!

 

Por Fernanda Lüttke

Vai estrear no mundo das provas de corrida? As Mulheres na Pista prepararam um check list pra você não deixar passar nenhum detalhe.

Alimente-se bem: não coma nada estranho ou muito fora de sua dieta em dia pré-prova. Aposte do velho e bom carboidrato, e beba muita água! No dia da prova também se preocupe e comer bem, aposte em alimentos que darão energia e coma de preferência com uma hora de antecedência para não correr de estômago cheio. Se você quiser, tem um post sobre a alimentação mais indicada em fim de semana de prova aqui.

Descanse: no dia e na noite anteriores à prova aproveite para descansar. Durma cedo e coloque o relógio para despertar.

537669b371647

Planeje a chegada até a largada da corrida: se você não tem familiaridade com o local da largada, vale olhar o mapa antes para não correr o risco de se perder. Se sabe, lembre-se que algumas ruas ao redor podem estar interditadas, não confie muito em sair em cima da hora mesmo que a prova seja perto da sua casa.

Saia com antecedência: saia de casa com tempo hábil para chegar na prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Assim poderá encontrar um lugar para estacionar, deixar seus pertences no guarda-volumes e até ir ao banheiro. Quanto antes fizer isso, antes estará no curral de largada com calma e tranquilidade para começar a prova.

Nada de estrear tênis em dia de prova: isso também vale para roupas. Aposte nos tops, tênis, shorts e meias que você já usa com certa frequência. Deixe seu tênis descansar por, no mínimo 24 horas, para que o amortecimento esteja em perfeitas condições.

Separe o que vai usar na prova um dia antes: nada de acordar cedo e ainda sair procurando onde largou o kit da prova com número de peito, chip, o que vai usar… A dica é separar tudo na noite anterior. Vale também ver a previsão do tempo para ver se há necessidade de levar roupa extra para trocar – caso chova.  Separe meia, tênis, top (no caso das mulheres), shorts, meia ou polaina de compressão – se for usar – prendedor de cabelo, boné, número de peito, chip, camiseta da prova.

Roupa-Corrida1

Amarre bem o tênis: tênis desamarrado no meio da prova pode atrapalhar a sua corrida. Tente dar dois laços.

Confira como colocar o número de peito: os quatro alfinetes de segurança que você recebe junto ao número de peito servem para prendê-lo. Ache um local na frente da camiseta da prova e prenda o número. O chip, prenda no cadarço do tênis de acordo com as instruções dos organizadores. Se tiver dúvidas, pergunte ao corredor que estará ao seu lado. Ele terá muito prazer em ajudar.

alfinete_corrida-370x260

Separe uma roupa seca para trocar depois de correr, você vai precisar. Leve ao menos uma camiseta para não ficar com a roupa suada por muito tempo.

Leve algum dinheiro para emergências, principalmente em provas grandes, você pode querer comprar um café ou uma água quando estiver longe da sua carteira.

Carregue e separe o seu MP3 Player e fones de ouvido: principalmente se você ama correr ouvindo música – que é o meu caso!

benefcios_da_corrida

Protetor solar, boné e óculos: eu não consigo correr de óculos de sol, mas não dispenso o protetor solar, muito menos o boné, independente do dia e da hora – mesmo em corridas noturnas. Isso porque o boné, além de proteger do sol, protege da chuva e ainda evita que o suor caia direto em seus olhos, o que vai fazê-los arder!

Vaselina sólida ou lubrificante esportivo: para as partes do corpo onde há atrito – entre as pernas, no top, faixa do frequencímetro – tem muita gente que também sofre com sensibilidade no mamilo. Vale colocar um band-aid ou outra proteção para não irritar.

E lembre-se, na hora da largada, de imprimir o seu ritmo, o que você se sente confortável, aproveite a prova, o clima, os amigos e divirta-se!

 

Fernanda Lüttke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *