Check List: saiba como se preparar para sua primeira corrida!

Fonte: www.vvale.com.br

 

Por Fernanda Lüttke

Vai estrear no mundo das provas de corrida? As Mulheres na Pista prepararam um check list pra você não deixar passar nenhum detalhe.

Alimente-se bem: não coma nada estranho ou muito fora de sua dieta em dia pré-prova. Aposte do velho e bom carboidrato, e beba muita água! No dia da prova também se preocupe e comer bem, aposte em alimentos que darão energia e coma de preferência com uma hora de antecedência para não correr de estômago cheio. Se você quiser, tem um post sobre a alimentação mais indicada em fim de semana de prova aqui.

Descanse: no dia e na noite anteriores à prova aproveite para descansar. Durma cedo e coloque o relógio para despertar.

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Planeje a chegada até a largada da corrida: se você não tem familiaridade com o local da largada, vale olhar o mapa antes para não correr o risco de se perder. Se sabe, lembre-se que algumas ruas ao redor podem estar interditadas, não confie muito em sair em cima da hora mesmo que a prova seja perto da sua casa.

Saia com antecedência: saia de casa com tempo hábil para chegar na prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Assim poderá encontrar um lugar para estacionar, deixar seus pertences no guarda-volumes e até ir ao banheiro. Quanto antes fizer isso, antes estará no curral de largada com calma e tranquilidade para começar a prova.

Nada de estrear tênis em dia de prova: isso também vale para roupas. Aposte nos tops, tênis, shorts e meias que você já usa com certa frequência. Deixe seu tênis descansar por, no mínimo 24 horas, para que o amortecimento esteja em perfeitas condições.

Separe o que vai usar na prova um dia antes: nada de acordar cedo e ainda sair procurando onde largou o kit da prova com número de peito, chip, o que vai usar… A dica é separar tudo na noite anterior. Vale também ver a previsão do tempo para ver se há necessidade de levar roupa extra para trocar – caso chova.  Separe meia, tênis, top (no caso das mulheres), shorts, meia ou polaina de compressão – se for usar – prendedor de cabelo, boné, número de peito, chip, camiseta da prova.

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Amarre bem o tênis: tênis desamarrado no meio da prova pode atrapalhar a sua corrida. Tente dar dois laços.

Confira como colocar o número de peito: os quatro alfinetes de segurança que você recebe junto ao número de peito servem para prendê-lo. Ache um local na frente da camiseta da prova e prenda o número. O chip, prenda no cadarço do tênis de acordo com as instruções dos organizadores. Se tiver dúvidas, pergunte ao corredor que estará ao seu lado. Ele terá muito prazer em ajudar.

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Separe uma roupa seca para trocar depois de correr, você vai precisar. Leve ao menos uma camiseta para não ficar com a roupa suada por muito tempo.

Leve algum dinheiro para emergências, principalmente em provas grandes, você pode querer comprar um café ou uma água quando estiver longe da sua carteira.

Carregue e separe o seu MP3 Player e fones de ouvido: principalmente se você ama correr ouvindo música – que é o meu caso!

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Protetor solar, boné e óculos: eu não consigo correr de óculos de sol, mas não dispenso o protetor solar, muito menos o boné, independente do dia e da hora – mesmo em corridas noturnas. Isso porque o boné, além de proteger do sol, protege da chuva e ainda evita que o suor caia direto em seus olhos, o que vai fazê-los arder!

Vaselina sólida ou lubrificante esportivo: para as partes do corpo onde há atrito – entre as pernas, no top, faixa do frequencímetro – tem muita gente que também sofre com sensibilidade no mamilo. Vale colocar um band-aid ou outra proteção para não irritar.

E lembre-se, na hora da largada, de imprimir o seu ritmo, o que você se sente confortável, aproveite a prova, o clima, os amigos e divirta-se!

 

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