Adilson Dolberth e Janaina Santana são os campeões da Maratona Internacional de Floripa Cosan 2019

Adilson Dolberth e Janaina Santana são os campeões da Maratona Internacional de Floripa Cosan 2019

Um dia histórico para o esporte em Santa Catarina. Neste domingo (25), mais de 10.000 corredores de todo Brasil de de 13 países participaram da Maratona Internacional de Floripa Cosan, a maior corrida de rua realizada no estado. O blumenauense Adilson Dolberth e a brasiliense Janaina Santos foram os grandes campeões do evento realizado na capital catarinense, que contou ainda com nova quebra de recorde no naipe masculino.

O dia começou movimentado na Avenida Beira-Mar Norte com os dez mil atletas perfilados para os percursos de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km. Logo às 6h00 a categoria Elite Feminino largou e ao final a estreante em Maratonas, Janaina Santana comemorou o primeiro título na distância. “Foi uma prova incrível. Floripa é linda e tem o percurso excelente. Queria estrear com uma prova abaixo de 3 horas e de quebra veio a vitória”, ressaltou a atleta que completou o percurso em 2:56:11. O pódio feminino foi completo por Valquiria de Oliveira, vice-campeã, e Grazielle Pedroso, terceira colocada.

No naipe masculino nova quebra de recorde na prova. O atleta de Blumenau, Adilson Dolberth desbancou o atual bicampeão Alessandro dos Santos e ainda estabeleceu nova marca para a Maratona Internacional de Floripa Cosan, com 2:22:32, quase dois minutos abaixo do antigo tempo. Alessandro completou o percurso na segunda posição e Prisciliano Silva em terceiro.

“Estou muito satisfeito com o resultado. Queria muito imprimir um bom ritmo de prova e deu certo. Vim para buscar uma boa marca e acabei conseguindo vencer e ainda colocar um novo recorde para a distância. Quero voltar no próximo ano”, declarou o campeão.

Além dos campeões dos 42 km, o dia foi de muita superação e festa em diversos ponto da cidade. A organização estima que mais de 30.000 pessoas prestigiaram o evento, apoiando os atletas e mostrando que Florianópolis tem excelente vocação para a realização de grandes eventos. 

42K Masculino:
1º Adilson Dolberth – 2:22:32
2º Alessandro dos Santos – 2:27:32
3º Prisciliano dos Santos – 2:28:49

Confira abaixo os vencedores de todas as distâncias:

42K Feminino:
1ª Janaina Santana – 2:56:11
2ª Valquiria Oliveira – 2:57:40
3ª Grazielle Pedroso – 3:00:48

21K Masculino – Francisco Pereira – 1:09:13
21K Feminino – Marjorie Barcelos – 1:20:36

10K Masculino – Mauro Freitas – 30:55
10K Feminino – Diandra Costa – 41:13
 
5K Masculino
 – Douglas Silva – 15:47 
5K Feminino – Jessica Echer – 19:40

A Maratona Internacional de Floripa conta com o patrocínio principal da Cosan e co-patrocínio da Decathlon. O evento tem o apoio da Água Mineral Imperatriz, Banana Brasil, BodyAction, Dimas, Mormaii, Salomon, Três Corações e Unika Cervejaria e apoio institucional do Comitê Paralímpico Brasileiro, DEINFRA, Prefeitura de Florianópolis e Governo de Santa Catarina. A Açoriana Turismo é a agência oficial e a Rede InfoTV é a parceira de mídia do evento. A prova é chancelada e homologada pela Federação Catarinense de Atletismo e pela Confederação Brasileiro de Atletismo. A organização e realização é do Grupo STC.

Sobre a Cosan

Um dos maiores grupos empresariais do Brasil, a Cosan atua há mais de 80 anos contribuindo para o desenvolvimento do País, com investimentos em setores estratégicos como agronegócio, distribuição de combustíveis e de gás natural, lubrificantes e logística. Ao longo de desse período, a Cosan diversificou sua atuação e atualmente seu portfólio reúne grandes empresas líderes em seus respectivos setores:  Raízen, a maior distribuidora privada de combustíveis do Brasil, e líder mundial em açúcar e etanol; Comgás; maior distribuidora de gás natural do Brasil; Moove, líder na fabricação de lubrificantes premium; e a Rumo, maior operador logístico com base ferroviária independente da América Latina.

Com foco em inovação, competitividade, eficiência e respeito ao meio ambiente, a Cosan investe em setores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Sua atuação, conduzida por um time altamente qualificado e comprometido, vem ajudando o país a construir as bases de um crescimento duradouro e sustentável.

Sobre a Maratona Internacional de Floripa Cosan

Lançada em 2017, a Maratona Internacional de Floripa COSAN é organizada pelo Grupo STC e considerada a maior corrida de rua de Santa Catarina. Logo em seu primeiro ano o evento recebeu seis mil corredores na capital catarinense e no ano seguinte outros oito mil atletas. Considerada a Maratona mais rápida do Brasil pelo anuário dos maratonistas e pelo ranking de maratonistas da revista Contra Relógio, a prova de Floripa conta com um percurso belíssimo e praticamente plano, o que atrai corredores de diversos países. 

Carolina Spricigo

Jornalista, assessora de imprensa, gestora de marketing digital, gestora de conteúdo, blogueira do Mulheres na Pista, corredora e mãe do Bernardo. Feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *