Leitora na Pista: Deise Solar, de Balneário Camboriú

Deise Solar

Por duas vezes esta menina foi sorteada e ganhou inscrições para corridas – dessas promoções que fazemos aqui no Mulheres na Pista. Mas se vocês pararem para ler este depoimento da Deise Solar, vão ver que ela não tem sorte. É que ela é mesmo uma guerreira e merece tudo de melhor nesta vida. Queridos amigos, conheçam a história da nossa mais nova amiga: Deise Solar, moradora de Balneário Camboriú.

“O que foi perdido não se compara ao que está por vir”

Por Deise Solar, 
Moradora de Balneário Camboriú

Participo de corridas desde 2014, mas sempre fui apaixonada pela atividade. Algo que exige dedicação, superação, força de vontade e muita garra. Porém, no início de 2016 tive que interromper brusca e amargamente essa paixão, pois precisei fazer um cirurgia de emergência para retirada de um tumor no cólon (intestino grosso). Durante alguns dias senti fortes dores abdominais, mas continuava correndo, até que elas ficaram insuportáveis e comecei a vomitar muito. Fui no hospital, fiz alguns exames e naquele mesmo momento já fui informada de supetão que precisava fazer uma cirurgia de emergência, e que o procedimento era delicado e que eu corria risco de morte.

Pensei: “Opa!” Estava sozinha. Minha família é toda do Rio Grande do Sul. Só tive tempo de ligar para uma amiga e pedir que informasse aos meus familiares. Depois de oito horas de cirurgia e de um belo corte na barriga, retiraram o tumor com 11 cm do meu intestino (foram para biópsia). Fiquei mais de uma semana internada. Resultado da biópsia: o câncer era maligno e havia metástase.

Deise Solar

Quimioterapia: uma lição de vida

Então… Bora fazer as tais quimioterapias… Fui para o RS ficar junto da minha família para fazer o tratamento. Uma lição da vida! Abandonei tudo, minha casa, meu trabalho, os treinos, enfim: uma vida interrompida.

Sempre ouvimos que pessoas estão com essa doença, mas nunca imaginamos que realmente um dia isso pode acontecer com a gente. E tudo é diferente quando é você do outro lado da história. Pedi a mão e o colo de Deus e acreditei que se fui uma escolhida é porque teria forças para enfrentar e superar esse desafio.

Deise Solar

A corrida continuava

Tive muito foco e tentei sempre ter muita força e fé. Só o que eu pensava era na cura e em voltar logo a viver minha vida.  Para a surpresa de todos – e principalmente da minha médica – até a minha terceira quimio eu consegui fazer caminhadas e até algumas corridinhas bem de leve. Depois já não mais…

Meu corpo padeceu, minha imunidade baixou muito, minhas plaquetas foram de 400 para 36, as quimios se tornaram mais agressivas, o cansaço e o mal-estar dominaram meu corpo. Minhas pernas já não respondiam aos meus comandos. Fiquei muitos dias na cama e no sofá. Sofri diversos efeitos colaterais (ânsia, enjoos, vômitos, cansaço extremo, angústia e aflição, sensibilidade e dormência nas mãos, espasmos musculares e choques, dores na garganta). Era terrível beber e comer era muito difícil, enfim…

Faltou esperança, mas passou!

Teve momentos que eu pensei que não iria conseguir vencer. Tudo se tornara difícil. Qualquer mínimo esforço. Era muito triste e dolorido voltar das quimios sem conseguir caminhar… lembrando do quanto eu amava correr… era frustrante… Mas eu tinha sempre em mente: “Isso vai passar… Vai passar…” E passou! E venci!!! Fiz minha última quimio em agosto de 2016 e em setembro voltei aos pouquinhos a caminhar e a correr… E tenho toda a certeza de que a corrida foi um dos meus grandes focos para a cura e recuperação. Uma das coisas que me incentivava a não desistir… a não desanimar…

Deise Solar

BC10k 2016: o retorno às pistas

As meninas do Mulheres na Pista sortearam uma inscrição para a BC10K 2016 e eu ganhei. Fiz o meu melhor tempo desde então: 5k em 27’07”. Sei que irei recuperar o meu tempo de antes (que era de 23’…) só preciso ter foco e determinação, respeitando o meu tempo de recuperação, seguindo sempre em frente, acreditando que chegarei no meu objetivo. E, acima de tudo, agradecendo muito a Deus por todas as vitórias que estou tendo em minha vida!!! “O que perdido foi não se compara ao que está por vir”!

Deise Solar

Bora treinar! Let’s run, baby!

Valeu a parceria, meninas! Obrigada!!! Beijos!

 

 

10 Comment

  1. Arlete says: Responder

    Que lindo percurso de vida! Parabéns!!! Que Deus aumente cada cada dia mais seus km!

  2. Sandrinha says: Responder

    Ela é a nossa guerreira!!!! Coisa linda Deisica … você é uma inspiração pra todas nós!

  3. Cristina Vieira says: Responder

    Grande guerreira, que Deus te abençoe sempre, é muito honroso ter esta moça como amiga, muito obrigada pela sua amizade!!!!

  4. Jacqueline says: Responder

    Exemplo de vida e superação! Faria tudo de novo p/ te ver feliz e com essa garra e forças de vencer a vida!!! Grande experiência garota! Agora é só aproveitar! (Eu recebi a ligação dela, e tirei forças de onde não tinha para mantê-la calma e avisar os familiares)

  5. Deise Solar says: Responder

    Obrigada meninas Mulheres na Pista!!! Obrigada por compartilhar essa histórinha com final feliz!!! Valeu!!! ❤❤❤

    1. Nós que agrademos a oportunidade de compartilhar a sua linda história com nossos leitores! <3

  6. Giane Vansin says: Responder

    A Deise realmente é um ser iluminado, quem teve ou tem o previlegio de passar um minuto com ela consegue sentir essa energia boa! Acompanhei todo o processo do câncer e não poderia esperar outra atitude dela diante da doença! !!! Deise te admiro demais, você é expetacular!!!!!

  7. Patricia says: Responder

    Quem conhece a Deise sabe o quanto é guerreira, alegre e feliz. Não deixa os problemas dominarem a sua vida. Minha inspiração….. grande amiga que a corrida me trouxe. História de vida inspiradora.

  8. Arão dos Santos Amará says: Responder

    Uall… Eu lhe conheço, você é uma menina de ouro, eu te conheci de vista em 2015 eu estava treinando na Educative, mas o tempo passou eu lesionei, deu um tempo depois voltei a treinar com o G148, aí realmente eu conheci a Deise, a história da Deise, a garra da Deise.
    Amiga, aguerrida, comprometida com as atividades, gosta de competir, gosta de desafios.
    Amiga para a vida toda.
    Exemplo a ser seguida…
    PARABÉNS DEISE GUERREIRA…
    ESTAMOS JUNTOS NESSA LIDA…

  9. Mônica Paris says: Responder

    Parabéns Deise!
    Temos uma história um pouco parecida, e a corrida me ajudou e ajuda até hoje!
    Se quiser ler, já dei meu depoimento aqui no blog.
    Também moro em BC!
    Vamos marcar uma corridinha para comemorar a vida! bjs

Deixe uma resposta

treze + quatro =