Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reúne 800 atletas neste domingo (2)

Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reúne 800 atletas neste domingo (2)

O domingo amanheceu cinza em Joinville, mas às 7 horas as ruas próximas ao Centreventos Cau Hansen foram pintadas de cor-de-rosa pelos 800 corredores que participaram da etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas. A prova teve largada em frente à Câmara de Vereadores, teve percursos de 10k, 5k e caminhada, e foi marcada por muita emoção.

O Pernas Solidárias, projeto de inclusão social que proporciona a cadeirantes participar de corridas de rua, levou 27 corredores para as pistas. “Todas as nossas corridas são emocionantes, mas essa tem um gostinho especial. Joinville é nossa casa, foi onde nasceu o projeto. É muito lindo ver a credibilidade que o Pernas Solidárias conquistou”, celebra Cleiton Luiz Tamazzia, idealizador do projeto, com lágrimas nos olhos.

Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reúne 800 atletas neste domingo (2)

Estreante no projeto, a corredora Deia Zoboli contou com o apoio da mãe e também corredora Marlete Peixer Zoboli para conduzir o irmão Clemir pelos 10k da prova. “A prova foi perfeita e emocionante demais. Muito legal o apoio da Unimed a esse projeto tão bonito. O Clemir amou a prova e já estamos pensando nas próximas”, comenta Deia.

Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reúne 800 atletas neste domingo (2)

Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reúne 800 atletas neste domingo (2)

Corrida e saúde estão sempre juntas

Médico oncologista, corredor há três anos e um dos representantes da Unimed no evento, Dr. Edson Campos, elogia a iniciativa. “Incentivar a práticas saudáveis melhora a nossa vida: reduz o peso, o risco de diabetes, melhora a hipertensão e doenças ósseo-musculares, libera endorfina e deixa as pessoas felizes. Atualmente, dois dos grandes vilões do câncer são o excesso de peso e a falta de atividade física. Há uma série de doenças relacionadas isso. A prática da corrida deixa as pessoas felizes e saudáveis”, explica.

Corrida em família

Corredor há dois anos, o casal Roberto (59 anos) e Janete (57) participa sempre que pode do Circuito Unimed. “Antes nadávamos. Competíamos. Era muito bom, mas a corrida é mais gratificante. Você pode até chegar sozinho, mas sempre vai fazer amigos. Esse clima é muito bom. Nos faz bem, e nosso objetivo agora é fazer 42k”, contam eles, que garantiram troféus nas respectivas categorias.

Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reúne 800 atletas neste domingo (2)

Superação de limites e liberdade

Também praticante de corrida há dois anos, Lilian Nogueira, 43 anos, entende que o esporte é sinônimo de liberdade, de parceria, de companheirismo e de humildade. “Sobretudo, correr é estreitar a nossa relação com Deus. É uma superação constante dos nossos limites”, considera ela, que emagreceu 27kg depois que começou a correr.

Etapa Joinville do Circuito Unimed de Corridas reúne 800 atletas neste domingo (2)

Campeões da prova

Com pouco menos de 18 minutos de prova, o primeiro colocado geral nos 5k cruzou a linha de chegada numa disputa eletrizante: era Josué de Oliveira Rosa (00:17:56), apenas três segundos à frente do segundo colocado, Claudemir de Carvalho (00:17:59) e com vantagem de 10 segundos sobre Rodrigo Schwalbe (00:18:06). Nos 5k feminino, o pódio ficou com Rosmeri Dallagnol (00:21:03) no primeiro lugar, com Geovana Pereira Vaz (00:22:03), em segundo, e com Viviane Felippi Valcanaia (00:22:11), em terceiro.

Nos 10k geral masculino, a vitória ficou com Lucas Alves Andrade (00:35:03), seguido por Robson Nogueira de Almeida (00:37:51) e por Anderson Badziak (00:38:40). No feminino, Eliane Hoffmann conquistou o primeiro lugar (00:44:56), seguida por Clarice Kuhns (00:45:22), e por Karin Galkoski (00:46:21). Os demais resultados podem ser conferidos neste link.

Circuito Unimed de Corridas 2018

Neste ano, o Circuito Unimed de Corridas contará com 18 etapas.  Nove delas já foram realizadas – Joaçaba, Brusque, Rio do Sul, Itajaí, Mafra, Jaraguá do Sul, Caçador, São Bento do Sul e Joinville. Além dessas cidades, o circuito passará ainda por Tubarão, Concórdia, Videira, Porto União, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Florianópolis e Chapecó.

Outras provas do circuito com inscrições abertas

As etapas Blumenau, Tubarão e Concórdia do Circuito Unimed de Corridas estão com inscrições abertas. As provas ocorrem nos dias 16, 23 e 30 de setembro, respectivamente. Na prova de Blumenau, são esperados 1.200 atletas, 600 na de Tubarão, e 500 na de Concórdia. As inscrições podem ser feitas no site do Circuito Unimed de Corridas.

Sobre a Unimed Santa Catarina

A Federação foi fundada em 1982 pelas Unimeds de Blumenau, Florianópolis e Joinville e é composta por 22 unidades em Santa Catarina, que garantem ampla cobertura em todo o Estado. Com o papel de oferecer serviços inovadores e ações institucionais que contribuam para a atuação de suas unidades, a Unimed Santa Catarina busca, através da inovação, disponibilizar constantemente novos produtos e serviços aos beneficiários.

Deixe uma resposta

4 + 16 =